5 Coisas que ninguém te fala antes de começar treinar Jiu-Jitsu.

Embora o Jiu-Jitsu seja maravilhoso (pelo menos para nós que treinamos), há alguns inconvenientes para os quais você precisa estar preparado, afinal você vai estar entrando em um território completamente novo e em muitos casos com pessoas desconhecidas (onde podem até te assustar a primeira vista…) . Na lista abaixo vão estar listados algumas coisas que eu gostaria que alguém me conta-se quando eu era aluno novo na academia, (claro que isso varia de pessoa para pessoa) mas não fique assustado são coisas que com o passar do tempo você vai saber lidar numa boa, confira agora no artigo abaixo as 5 Coisas que ninguém te fala antes de começar treinar Jiu-Jitsu.

01) Alguns começos são muito difíceis

faixa branca de jiu-jitsu

Se você tem experiência em lutas como Judô e Wrestling provavelmente para você não se aplica, mas para alguém sem experiência em luta agarrada, o Jiu-Jitsu vai exigir que você execute movimentos complexos sob pressão enquanto alguém está tentando atrapalha-lo e muita das vezes você vai estar exausto, provavelmente vai ser diferente de tudo o que você já fez.

Durante os primeiros meses você terá muitos hematomas em todo o corpo, continuará até que seu corpo se adapte à pressão causada nos treinos. “Não se preocupe“, passará e você vai ficar mais forte do que nunca. Suas mãos vão sentir bastante além de ficar raladas por causa da pega no kimono de seus colegas de treino as articulações das mãos vão sentir bastante, isso é normal com o passar do tempo sua pegada vai ficar mais forte e não irá sentir mais esse incomodo, muitas pessoas param antes que esta primeira fase tenha terminado, “não seja essa pessoa!“, fique firme nos treinos.

02) Você se sentirá impotente

finalizador

Embora todos digam que você deve deixar seu ego do lado de fora do tatame, você sempre trará alguma parte do seu ego para dentro, pelo menos até alcançar um certo nível. O problema não vai estar em ser dominado por Faixas mais elevadas que a sua e sim ser dominado por pessoas que tem menos tempo de treino que você, que podem se tornar muito habilidosas em poucas semanas de treino ou por aquele Cara novo que vai usar uma força absurda para abrir sua guarda e colocar muita pressão no rola.

Outro detalhe que percebi, tem alguns Caras que se incomodam por ser finalizado por uma Mulher, algumas academias não tem uma turma apenas para homens e outra para mulheres e geralmente os mais Graduados sempre rolam com os novatos, até mesmo para orientar você que está iniciando. Então se for finalizado por uma mulher não fique irritado, e tente aprender com elas, geralmente mulheres usam pouca força e são muito técnicas.

03) No começo ninguém se importa se você sair

O que comer e não comer antes dos treinos

O Jiu-Jitsu não é como um time de futebol, onde o técnico vai atrás de você para saber o que está ocorrendo, porque está faltando aos treinos e etc… Seu professor de Jiu-Jitsu provavelmente vai ter mais de 30 alunos e uma vida muito corrida, além do mais, Faixas Brancas vão e vem nas academias a todo momento. Se você permanecer nos treinos sempre se empenhando para aprender na hora da posição e treinando de forma regular alguém acabará te dando mais atenção e ajudando em seu progresso. É simples, “ninguém pedirá que você treine!“, você terá que fazer essa parte por você mesmo.

04) Haverá valentões

valentão no jiu-jitsu

Uma das regras básicas que você aprende no início do Jiu-Jitsu é que “toda vez” que seu oponente “bate” (com os famosos três tapinhas) é soltar a posição que está encaixada na hora, assim você impede que uma lesão ocorra ou se agrave em seu oponente, mas sempre existe uns Caras que gostam de segurar mais do que deve em alguns momentos, já vi alguns colegas de treino se ferirem por causa dessa bobeira que ocorre dentro do Tatame, “bom mesmo é evitar o rola com esse tipo de Pessoa“, e se esse tipo de comportamento for comum na equipe que você treina te sugiro a procurar outra equipe para treinar, você está ali para aprender e não para ser machucado por pessoas que não deveriam estar ali no Tatame e sujando o nome do esporte.

05) O Jiu-Jitsu é viciante

O Jiu-Jitsu é viciante

Se você passou por todas essas etapas acima é sinal que você se viciou no Jiu-Jitsu também (rsss), Já sabe quem é Hélio Gracie e Carlos Gracie, virou fã do Rickson e Royce, passou a curtir todas as páginas que abordam o Jiu-Jitsu no Facebook, Twitter, YouTube, fica ansioso para que o dia do treino chegue para por em pratica a posição que aperfeiçoou na aula passada, já não curte mais baladas, fica vendo posição nova no YouTube, marca os amigos de treino em postagens de luta onde sempre tem alguma coisa referente ao Jiu-Jitsu, mesmo que não esteja competindo vai em todos os campeonatos para acompanhar e torcer pela equipe, o “OSS” já faz parte do seu vocabulário, sei como é sou um viciado também…

 

Você que treina também teve essas surpresas que foram abordadas aqui? Alguma experiência que gostaria compartilhar? Use o campo abaixo de mensagem e compartilhe com a gente, e não deixe de ver os outros artigos que temos de Jiu-Jitsu aqui no site, abraços e até a próxima artigo.

Comentários facebook :

9 pensamentos sobre “5 Coisas que ninguém te fala antes de começar treinar Jiu-Jitsu.

  1. Gostei muito deste artigo, eu comecei a prática deste esporte maravilhoso ha pouco tempo, mas assim eu ainda não passei por essas etapas sofridas, já passei direto para ultima a do vicio, depois da primeira aula já me viciei. tudo isso também depende do mestre. Meu mestre é o Rodrigo Andrade que ainda é um faixa Roxa, mas considero como mestre. Grupo GFTeam .

  2. só gostaria de dar uma opinião aos jiujiteiros ter muito cuidado com a higiene pessoal principalmente antes de entrar e sair do tatame pois muitas doenças são ou podem ser pegadas também no tatame principalmente doenças de pele

  3. só gostaria de dar uma opinião aos jiujiteiros ter muito cuidado com a higiene pessoal principalmente antes de entrar e sair do tatame pois muitas doenças são ou podem ser pegadas também no tatame principalmente doenças de pele.

  4. Ja passei direto pra ultima fase kkkkk, apesar de ter começado a pouco tempo eu sempre acompanhava alguns campeonatos mas nao sabia que era tao viciante, agora fico so esperando chegar o dia dos treinos, sem falar em algumas horas de pesquisa sobre a historia dessa arte marcial, os golpes e tudo mais, achei muito bom esse artigo de voces, me identifiquei bastantem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *