O que esperar de um Faixa Azul de Jiu-Jitsu?

O que esperar de um Faixa Azul de Jiu-Jitsu?
Neste artigo iremos apresentar o que um faixa azul de Jiu-Jitsu deve saber, quais os golpes que ele deve saber aplicar, daremos algumas dicas, e mostraremos erros bastante comuns de um faixa azul.

 

Esperamos que gostem, boa leitura!

 

O que um faixa azul de Jiu-Jitsu deve saber?

Confira alguns dos itens que todo o faixa azul (ou pretendente a faixa azul) deve saber:

 Controlar o Gás

É claro, não estou dizendo que você deve sair do rola descansado ou deixar de fazer uma posição por que vai minar o seu gás. Estou dizendo que um faixa azul já está em um nível de não dar os 3 tapinhas e logo em seguida dizer “vamos parar por que eu cansei“.

Aprender a se defender

Esta frase de Roger Gracie já é batida, mas é a mais pura verdade:

Eu construí todo o meu jogo em cima de uma defesa sólida“.

Na Faixa Azul de Jiu-Jitsu uma defesa sólida, não se restringe apenas a saber defender um armlock por exemplo, significa saber defender o triangulo, o mata-leão, saber tirar alguém das suas costas, saber tirar alguém que está montado em você, saber defender a chave de pé botinha, saber manter o equilíbrio para não ser raspado com facilidade. O faixa azul, tem que saber se defender, principalmente por que nesta faixa ele vai muito mais se defender do que atacar.

 

Movimentações sequenciais

Quando iniciamos no Jiu-Jitsu e até a faixa azul é comum nos apresentarmos diversas raspagens, finalizações, passagem de guarda. Na maioria das vezes são movimentos isolados, que esperamos chegar em uma posição para ai sim, pensar no próximo movimento, e é extremamente aceitável este tipo de conduta em função do aprendizado, mas o nosso jogo na faixa azul acaba parecendo uma colcha de retalhos.

Quando falo em movimentações sequenciais, o atleta tem que ter em mente o que ele vai fazer, depois do próximo passo. Exemplo: Um lutador está passando a guarda, é claro que a concentração dele deve estar em passar a guarda, mas ele deve pensar em o que ele vai fazer quando passar a guarda, vai montar? vai aplicar uma finalização do 100kg? vai trabalhar para pegar as costas? Pois a forma com que ele passar a guarda vai influenciar o movimento seguinte.

 História do Jiu-Jitsu

Saber como surgiu o Jiu-Jitsu, Quem foram Carlos, Gastão, Oswaldo, George e Helio Gracie e qual a influencia desses cinco para o Jiu-Jitsu. É primordial para qualquer lutador de Jiu-Jitsu. Conheça um pouco da História do Jiu-Jitsu AQUI!

dicas para faixa azul de jiu-jitsu

Quais os golpes que um faixa azul deve saber?

O exame de faixa, varia de academia para academia, algumas fazem um exame formal todos os alunos ao redor do tatame, o mestre olhando e o pretendente a trocar de faixa ao centro executando os movimentos. Outros professores avaliam o aluno durante o ano inteiro e verificam se está apto a trocar de faixa. Mas é sempre muito bom, o aluno conhecer os mais diferentes golpes do Jiu-Jitsu, e o mais importante, ter mais de uma alternativa para cada um deles.

A lista abaixo não é de nenhum academia, mas são golpes básicos que todo faixa azul deve saber:

 

Quedas

  • 3 quedas (Ex: Double Leg, Ippon Seio Nage, Osoto Gari)
  • 1 Contra Queda (Ex: Oponente entra de Single Leg, contra ataque de Sumi Gaeshi)

Guarda Fechada

  • ArmLock da Guarda Fechada
  • Triangulo da Guarda Fechada
  • Omoplata da Guarda Fechada
  • 3 Estrangulamentos da Guarda Fechada
  • 2 Raspagens da guarda Fechada (Ex: Tesoura e Nana Nenem)

Meia Guarda

  • 2 Raspagens da Meia Guarda
  • 2 Passagens da Meia Guarda
  • 2 Finalizações da Meia Guarda por cima
  • 1 Finalização da Meia Guarda por baixo

100 quilos

  • Joelho na barriga
  • Saber montar partindo 100 kg
  • 3 chaves de braço do 100 Kg (Ex: Armlock, Americana, Kimura)
  • 3 estrangulamentos

Guarda Aranha

  • 2 Passagens
  • 2 Raspagens
  • 2 Finalizações

Pegada de Costas

  • 4 Estrangulamentos
  • 1 Saída da pegada de costas

Montada

  • 4 Estrangulamentos da Montada
  • 2 Chaves de Braço da montada

Regras

  • Pontuações básicas (quanto vale cada posição)
  • Golpes ilegais e proibidos em cada faixa
Acredito que sabendo os itens acima, você estará apto a ser um faixa azul de Jiu-Jitsu.

 Faixa Azul jiu-jitsu

Dica para um faixa azul de Jiu-Jitsu

A dica mais importante que eu poderia dar a um faixa azul de Jiu-Jitsu, é a seguinte:

Conceitos, são mais importante que posições

O que eu quero dizer com esta frase é que a posição que funciona pra mim, não necessariamente funcionará pra você, temos corpos diferentes, forças diferentes e entendimentos diferentes.

Exemplo: Um faixa azul que está aprendendo uma posição, e esta posição diz que você tem que desequilibrar o adversário utilizando a mão esquerda e fazendo pegada na gola do adversário para conseguir raspar!, A essência desta posição é que você tem que desequilibrar o adversário para raspar. É claro que não vale desequilibrar de qualquer maneira e acabar se expondo a ataques, mas no exemplo citado acima, ao invés de fazer pegada na gola, experimente fazer a pegada na manga, talvez esta pegada se encaixe melhor em seu jogo. Você deve experimentar, e deixar de executar as posições como um robô!

Erros mais comuns de um Faixa Azul de Jiu-Jitsu

Errar é humano todos sabemos disso. O Jiu-Jitsu, é um esporte que aproveita o erro do adversário para progredir em uma posição. Não sou o dono da verdade, e estes erros listados abaixo, são os erros que eu cometia quando era faixa azul.

Não estabilizar a posição

O erro mais comum de faixas brancas e azuis, seja em treinos ou em campeonatos, é não estabilizar a posição. O ímpeto de querer montar logo após passar a guarda, faz com que não tenhamos nem a montada e nem o 100 kg. Querer pegar as costas e partir para o estrangulamento sem ter colocado os ganchos, faz com que além não conseguirmos ganhar os 4 pontos, sairmos de uma situação de extrema superioridade para fazer guarda fechada. Amigo, passou a guarda ESTABILIZA! abraça a cabeça do caboclo, coloca o joelho do quadril e segura o 100 kg!

Usar muita força

Jiu-Jitsu é um esporte de contato e invariavelmente você vai usar força, esse negocio de Jiu-Jitsu não exige força não é bem assim! O que é condenamos é quando o sujeito utiliza somente a força, ou seja utilizar a força bruta em detrimento a técnica. Use a força quando necessário, mas se estiver usando força em todas as posições, ai tem algo errado que PRECISA ser corrigido!

Fonte do Artigo: Muito mais Ação Jiu-Jitsu

Comentários facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *