O que esperar de um Faixa Roxa de Jiu-Jitsu?

faixa roxa de jiu-jitsu

A faixa Roxa de Jiu-Jitsu, é uma das faixas mais difícil e complicada dentro da trajetória do Jiu-Jitsu, afinal, você não é mais nenhum iniciante, mas também não é nenhum mestre da arte suave. E por isso é a faixa onde o atleta mais aprende e mais se desenvolve.

Ser faixa roxa de Jiu-Jitsu, significa que você já tem familiaridade com praticamente todas as posições e situações dentro do Jiu-Jitsu. Sabe fazer guarda fechada, aberta, aranha, de la riva, meia guarda. Sabe passar a guarda, embora as vezes mais na força bruta do que na técnica, porém os seus objetivos na maioria da vezes são alcançados.

Um atleta recém promovido a faixa roxa, invariavelmente vira alvo daqueles que estão na faixa azul, afinal eles precisam “mostrar serviço” ao mestre para que se tornem aptos a pleitear uma troca de faixa.

E pra colaborar com os faixas roxas, os faixas marrom e preta adoram um recém graduado, pois pensam que é a hora de mostrar que (como diriam os mais antigos) “em terreiro que tem Galo, Pintinho não acorda ninguém!”. Enfim, a faixa roxa é uma faixa desafiadora!

Nesta postagem, iremos apresentar o que um faixa roxa de Jiu-Jitsu deve saber, quais os golpes que ele deve saber aplicar, daremos algumas dicas, e mostraremos um erro bastante comum dos faixas roxa.

Esperamos que gostem, boa leitura!

O que um faixa roxa de Jiu Jitsu deve saber?

Separamos alguns tópicos que julgamos muito importantes e que todo faixa roxa (ou pretendente a faixa roxa deve saber), confira:

Movimentação

A faixa roxa de Jiu-Jitsu, é a faixa da movimentação. O atleta faixa roxa, tem que saber se movimentar em praticamente todas as posições. Tem que saber fazer uma movimentação em pé para que não seja quedado facilmente, precisa saber movimentar braços e pernas quando estiver fazendo guarda, precisa saber se movimentar para passar a guarda, seja pra cima do oponente, seja invertendo o lado da passagem para confundir o guardeiro. O faixa roxa precisa saber se movimentar.

Aprender a se defender ainda mais

Quando escrevemos o post “O que esperar de um faixa azul de Jiu-Jitsu”, um dos temas que um faixa azul deveria saber era exatamente Aprender a se Defender, e isto continua para a faixa roxa. A defesa é um dos principais fundamentos que devem ser trabalhados no Jiu-Jitsu.

O atleta faixa roxa, em função de já possuir uma certa facilidade para executar os ataques, pode acabar se descuidando de treinar as defesas.

Na faixa roxa de Jiu-Jitsu, você vai descobrir que a melhor defesa para um golpe, é não deixar encaixar, é se antecipar ao se adversário (utilizando a movimentação citada a cima) para frustrar as tentativas de ataque do oponente.

djjackson1

Ataques Combinados

Na faixa roxa de Jiu Jitsu, o atleta deve ser “arisco”, deve levar perigo ao oponente seja na posição que estiver. Uma das maneiras de manter o oponente preocupado em se defender, é utilizando ataques combinados!

Ataques combinados são aqueles onde o oponente acabou de defender uma posição, e você já está aplicando outra. Exemplo: Você atacou de Armlock da guarda, o oponente defendeu tirando o braço, você já aplicou a omoplata, ele defendeu, e você voltou de triangulo (clássica!). Esta sequência de ataques é básica para qualquer atleta graduado de Jiu-Jitsu, por tanto você deve desenvolver os seus próprios ataques combinados.

Finalizações Jiu Jitsu – Ataques combinados

Regras do Jiu Jitsu Competitivo

Seja você um competidor ou apenas uma pessoa que pratica por Hooby, é extremamente importante saber as regras do Jiu Jitsu. Embora, a regra em alguns pontos seja interpretativa, um atleta faixa roxa de Jiu Jitsu tem que saber os tempos de cada luta para cada faixa, tem que saber identificar uma passagem de guarda, uma raspagem, saber quantos pontos vale cada posição, e principalmente saber quais são os golpes permitidos e proibidos em cada faixa. Afinal, não queremos ver nenhum faixa roxa aplicando Leg Lock em faixa azul, não é mesmo?

Tem dúvida sobre alguma regra do Jiu Jitsu? Você pode acessar o Site da CBJJ, ou então dá uma lida neste post especial que atualizamos sempre que ocorre alguma alteração na regra! Regras do Jiu Jitsu Competitivo

campeao_mundial_jiu-jitsu

Quais os golpes que um faixa roxa de Jiu Jitsu deve saber?

Como já comentado no acima, o faixa roxa de Jiu Jitsu está familiarizado com quase todas as posições do Jiu Jitsu, ele deve saber os conceitos básicos de Passagem de Guarda, Raspagem, finalizações e etc… Mas para que o seu jogo não fique limitado e seu Jiu Jitsu possa ser um dia completo, é extremamente importante você ter um equilíbrio entre todas as posições que conhece, Abaixo listamos algumas posições que julgamos importantes para um faixa roxa de Jiu Jitsu.

A lista abaixo não é de nenhum academia, mas são golpes básicos que todo faixa roxa deve saber:

Quedas

  • 5 quedas (Ex: Double Leg, Ippon Seio Nage, Osoto Gari, Uchi Mata, O-goshi)
  • 2 Contra Queda (Ex: Oponente entra de Single Leg, contra ataque de Sumi Gaeshi, e O oponente entra de Osoto Gari você contra-ataca de Osoto Gari)

Guarda Fechada

  • 2 ArmLock da Guarda Fechada
  • 2 Triângulo da Guarda Fechada
  • 2 Omoplata da Guarda Fechada
  • 3 Estrangulamentos da Guarda Fechada
  • 4 Raspagens da guarda Fechada
  • Mão de Vaca da guarda Fechada
  • Ida para as costas da guarda fechada

Meia Guarda

  • 4 Raspagens da Meia Guarda
  • 4 Passagens da Meia Guarda
  • 4 Finalizações da Meia Guarda por cima
  • 2 Finalização da Meia Guarda por baixo

Guarda de Gancho ou Borboleta

  • Saber raspar utilizando os ganchos e partindo da guarda borboleta
  • Saber passar a Guarda Borboleta

100 quilos

  • Colocar Joelho na barriga
  • Finalizar partindo do Joelho na barriga
  • Montar partindo do Joelho na barriga
  • Saber inverter o lado, partindo do joelho na barriga
  • Saber montar partindo 100 kg
  • 4 chaves de braço do 100 Kg
  • 3 estrangulamentos

Guarda Aranha

  • 4 Passagens
  • 4 Raspagens
  • 5 Finalizações

Pegada de Costas

  • 6 Estrangulamentos
  • 2 chaves de braço
  • 2 Saídas da pegada de costas

Montada

  • 5 Estrangulamentos da Montada
  • 3 Chaves de Braço da montada
  • Triângulo partindo da montada

Regras

  • Pontuações básicas (quanto vale cada posição)
  • Tempos de luta
  • Golpes ilegais e proibidos em cada faixa
  • Saber identificar vantagens e punições

Acredito que sabendo os itens acima, você será um bom faixa roxa de Jiu Jitsu

Dica importante para um faixa roxa de Jiu Jitsu

Uma dica muito importante que eu poderia dar a um faixa roxa de Jiu Jitsu, é a seguinte:

“Nunca esqueça, ou deixa de treinar as defesas”

Roger Gracie, um dos melhores atletas da história do Jiu Jitsu, disse o seguinte Eu

“Construí todo meu jogo em cima de uma defesa sólida”

De nada adianta você ser um “monstro” por cima passando a guarda, se quando está por baixo tomando pressão, sempre é finalizado. De nada adianta saber inúmeros ataques, se quando o adversário pega as suas costas, você não sabe o que fazer. Todo ataque do seu adversário é uma possibilidade de você contra-atacar! Basta saber fazer a defesa certa!

Outras dicas acesse Dicas e Conselhos

Erros mais comuns de um Faixa Roxa de Jiu Jitsu

Achar que sabe tudo é ter certeza de que não sabe de nada. Pensando nisso, e lembrando um pouco dos faixas roxas que conheci durante meus anos de treinamento, (muitos hoje são faixas marrom, e outros tanto já são faixas preta), um dos erros mais comuns não trata-se de um erro técnico, trata-se da postura com que encara o treinamento.

Como já mencionado no inicio da postagem, um faixa roxa já esta familiarizado com as mais diversas posições do Jiu Jitsu, e por este motivo, muitas vezes deixa a soberba falar mais alto, e acaba deixando de lado fundamentos e posições básicas. Falo daquele cara que quando o mestre está mostrando uma posição que ele já conhece, ele olha para o lado, puxa papo com o companheiro etc…

Uma das coisas que aprendi, é que por mais simples que seja a posição, ela sempre tem um detalhe que pode ser melhorado.

Nada é tão ruim que não possa ser aproveitado, e nada é tão bom que não possa ser melhorado

Um amigo de tatame, Frederico Soares “Fredy”, faixa roxa sinistro, me contou uma historia que é mais ou menos assim:

Em uma academia que ele treinou, conheceu um cara faixa roxa que era o melhor da academia, pegava todo mundo os faixas azuis, os roxas, os marrons e até alguns pretas, ninguém que parava o cara! Mas, era aquele cara que quando o mestre ensinada uma posição que ele já conhecia, ele não dava bola, debochava e fazia brincadeiras inoportunas.

Um dia, ele achando que estava preparado, chegou para o seu mestre e perguntou:

– “Quando irei ganhar minha faixa marrom?

O mestre respondeu:

– “Ainda falta muito para isso acontecer”

Com esta resposta o cara ficou indignado, saiu falando pra todo mundo que era o melhor da academia, e que iria provar que estava preparado para a graduação.

Um tempo depois disputou o campeonato Brasileiro onde foi campeão, e alguns meses depois disputou o campeonato mundial onde também foi campeão.

Logo depois que desceu do pódio do mundial e ainda com a medalha de ouro no peito, olhou para seu mestre e novamente perguntou:

– “E agora que eu provei que sou o melhor do mundo na minha faixa, o que está faltando para faixa marrom?”

O mestre respondeu:

– “Agora só falta humildade.

Não generalizando, mas acredito que um dos erros mais comuns mais comuns de um faixa roxa, é a falta de humildade, em aprender novas posições, em reestudar as posições “antigas”, em repassar aos menos graduados, etc…

Fonte do Artigo: Muito Mais Ação Jiu Jitsu

Comentários facebook :

3 pensamentos sobre “O que esperar de um Faixa Roxa de Jiu-Jitsu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *