Você sabe a origem do Triângulo como Ícone do Jiu-Jitsu?

BJJ-Logos

Já repararam que quase todos os logos das academias de possuem um triângulo? Pra quem não conhece a história por trás disso, segue uma breve explicação e a origem desse ícone do nosso esporte! O Triângulo Gracie é o símbolo mais reconhecido da antiga Academia Gracie, onde os irmãos Carlos e Hélio ensinavam Jiu-Jitsu. O triângulo representa a base firme e estável que um praticante de Jiu-Jitsu deve ter, e seus três lados representam a mente, o corpo e o espírito, os três componentes do Gracie Jiu-Jitsu.

Segundo Rickson Gracie, o triângulo vai além da simbologia acima: “Se você imaginar um triângulo perfeito em três dimensões – em forma de pirâmide – você pode ver como é possível empurrá-lo para qualquer lado, e ele sempre estará estável. Ele recupera sua posição sólida todas as vezes. A aplicação deste conceito funciona dessa forma. Quando você está montado sobre seu oponente e tem três pontos de contato, ele pode se movimentar e você irá facilmente encontrar seu terceiro ponto novamente. Não importa como ou para onde ele se move, você será capaz de encontrar seu terceiro ponto de apoio”

Triangulo GracieO uso do triângulo se iniciou graças a essa foto dos Grão Mestres Carlos Gracie e Hélio Gracie em uma demonstração do Jiu-Jitsu, que foi utilizada na capa do primeiro livro instrucional de Jiu-Jitsu, escrito por Carlos e publicado em 1948 pela editora Pongetti. Notem como o posicionamento do corpo dos dois forma um perfeito triângulo.

Fonte do Artigo: BJJFORUM.COM.BR

Comentários facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *