Como diminuir as dores nas Articulações dos Dedos na prática do Jiu-Jitsu.

Quando perguntaram a Keenan Cornelius, um praticante de Jiu-Jitsu conhecido por seu “Grand Slam”, sobre suas lesões e o que mais o incomodava, ele respondeu: “Meus dedos doem de mais“. Dores nas articulações das mãos e nas outras articulações do corpo são muito comuns no Jiu Jitsu. De fato, Cornelius explicou depois de uma década de intensa prática de Jiu-Jitsu, ele perdeu 20% de mobilidade nos dedos. “Essas mãos sofreram uma surra ao longo dos anos“, disse ele. “Não posso mais fechar o punho com facilidade.”

Lesões e dores nas articulações das mãos são muito comuns, por isso vemos muitos treinadores e colegas de treinos envolvem constantemente esparadrapos nos dedos das mãos e dos pés. Essas lesões podem ser perigosas caso não tome alguns cuidados a longo prazo, mas aqui estão algumas sugestões para ajudar a evitá-las:

“Tenha sempre Esparadrapo.”

Na aula de Jiu-Jitsu, é comum ouvir seus amigos de treino ou professor dizerem em alto voz: “Pare de me pedir constantemente fita adesiva! Traga o seu para a aula.” Fita adesiva esportiva é extremamente importante para ter em todos os momentos! A fita ajuda a proteger contra lesões e economiza meses de tempo de recuperação. A fita também ajuda a manter as articulações intactas. A fita pode ser comprada em qualquer farmácia ou loja de artigos esportivos. Ela tem várias larguras, mas o recomendado para os dedos tem ½ polegada de espessura ou até mais fino. Cuide dos dedos!

Tente este exercício: prenda alguns dedos em uma mão e deixe a outra mão sem o esparadrapo. Após o treino, você vai perceber que a mão que você não colocou a fita está mais dolorida e a outra está ótima ou com pouca dor. A fita é o seu melhor e mais barato investimento para cuidar dos dedos.

 

Existem algumas maneiras diferentes de enrolar os dedos. Em primeiro lugar, é importante perceber que você deseja que a fita fique firme, mas não interrompa a circulação. O “controle de articulação única” é provavelmente a maneira mais fácil de colar os dedos das mãos ou dos pés. Para esse método, basta colocar um anel de fita em ambos os lados da junta como na foto acima.

Você pode optar em enrolar em “X” ou “Dois Dedos” são outros bons métodos para lidar com as articulações já lesionadas, para impedir a mobilidade na área afetada, como podemos ver na foto abaixo.

No caso de lesão, é muito importante descansar bastante, congelar a área afetada e tomar algum medicamento anti-inflamatório. Tente treinar com uma mão ou trabalhe com um novo estilo de guarda. Se seus dedos das mãos ou dos pés estiverem doloridos por mais de dois a três dias, procure ajuda médica profissional.

Você que treina Jiu-Jitsu também utiliza esparadrapo para proteger as articulações? sofre com as dores nas articulações das mãos também? Alguma experiência que gostaria compartilhar? Use o campo abaixo de mensagem e compartilhe com a gente, e não deixe de ver os outros artigos que temos de Jiu-Jitsu aqui no site, abraços e até a próxima artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *