Aprenda a ordem de faixas no jiu-jitsu e o sistema de graduação da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ), neste post apresentamos a parte da regra que detalha a ordem das faixas e os critérios utilizados para graduação da faixa branca a faixa preta.
Observação importante: Vale ressaltar que nem todas as academias seguem este critério, algumas regiões e academias seguem critérios diferentes para graduação de faixas dos seus atletas, entretanto oficialmente as regras apresentadas aqui, são as indicadas pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e Federação Internacional e estão nas regras oficiais como você pode ver clicando aqui.
Por que existe o sistema de graduação e sistema de faixas no jiu-jitsu
O sistema de graduação de faixas de jiu-jitsu representado pela seqüência de faixas do jiu-jitsu foi instituído com o intuito de uniformizar e facilitar o ensino e a prática do Jiu-Jitsu brasileiro, assim como padronizar os modelos de competição e serão apresentados aqui conforme o Sistema Geral de Graduação IBJJF.
Seguindo o espírito do Livro de Regras do Jiu-Jitsu lançado em janeiro de 2012, o Sistema Geral de Graduação busca tornar simples o entendimento do processo de evolução de cada praticante dentro do esporte desde a faixa-branca até a faixa vermelha.
Divisão das faixas por grupos de idade
O Sistema de graduação é dividido em dois grandes grupos de idade, sendo eles de 04 a 15 anos e acima dos 16 anos.
Não é recomendado pela IBJJF a iniciação de alunos antes dos 04 anos de idade.
Como calcular a idade do atleta
A idade do atleta é calculada com base na fórmula: ANO CORRENTE – ANO DE NASCIMENTO = IDADE DO ATLETA
Graduação de faixas de 4 a 15 anos
Agora separado em grupos de cores (cinza, amarela, laranja e verde), o novo sistema para crianças e jovens torna a prática do Jiu-Jitsu muito mais estimulante e atrativa, com graduações mais frequentes, o que proporciona o avanço constante dentro da atividade.
Idades mínimas
Branca – qualquer idade
grupo Cinza (faixa cinza e branca, faixa cinza, faixa cinza e preta) – 4 a 15 anos
grupo Amarelo (faixa amarela e branca, faixa amarela, faixa amarela e preta) – 7 a 15 anos
grupo Laranja (faixa laranja e branca, faixa laranja, faixa laranja e preta) – 10 a 15 anos
grupo Verde (faixa verde e branca, faixa verde, faixa verde e preta) – 13 a 15 anos
Tempo recomendado para graduação de faixas
A IBJJF apresenta como sugestão para professores e instrutores três formas de graduação. São três formas distintas de conceder graus aos alunos para marcar o tempo de prática do Jiu-Jitsu dentro de cada cor de faixa são elas: mensal, trimestral e quadrimestral, que você pode ver maiores detalhes clicando nos links.
Graduação a partir dos 16 anos
Idades mínimas para praticantes a partir de 16 anos
Branca – qualquer idade
Azul – 16 anos ou mais
Roxa – 16 anos ou mais
Marrom – 18 anos ou mais
Preta – 19 anos ou mais
Vermelha e preta – 50 anos ou mais
Vermelha e branca – 57 anos ou mais
Vermelha – 67 anos ou mais
Como há essa divisão de idades, no ano em que o atleta completar 16 anos ele deverá ser promovido para a nova graduação de acordo com a faixa que possui.
Branca – Mantém-se na branca
Cinza, amarela, laranja – torna-se azul
Verde – torna-se azul ou roxa de acordo com a decisão do professor
Na prática o sistema de graduação das academias pode ser feito de forma diferente do recomendado pela IBJJF, na minha academia por exemplo, utilizamos a faixa verde também para adolescentes e adultos e não utilizamos graus na faixa branca como é sugerido no padrão da IBJJF.
Períodos mínimos em cada faixa
A graduação dos praticantes também obedece aos seguintes períodos mínimos de permanência em cada cor de faixa:
Praticantes entre 04 e 15 anos – não há período mínimo de permanência em cada faixa.
Praticantes de 16 e 17 anos
Branca – não há tempo mínimo
Azul – não há tempo mínimo
Roxa – 2 (dois) anos
Praticantes a partir dos 18 anos da faixa branca à faixa marrom
Branca – não há tempo mínimo
Azul – 2 (dois) anos
Roxa – 1 (um) ano e meio
Marrom – 1 (um) ano
Praticantes a partir da faixa preta*
Preta – 31 anos
Vermelha e preta – 7 anos
Vermelha e branca – 10 anos
Vermelha – indefinido
* Os períodos para faixa preta são fixos e não mínimos e determinam o tempo que cada praticante deverá permanecer em cada faixa.
Tempo da faixa branca a preta
O tempo que o atleta vai levar para ser graduado da faixa branca à faixa preta fica a critério de cada professor, devendo ser obrigatoriamente respeitado o período mínimo de permanência em cada cor de faixa.
Ponta preta e sistema de graus
Todas as faixas no jiu-jitsu com exceção da faixa preta, devem possuir em uma das pontas um tecido preto de 10cm, com espaçamento de 2,5 a 3cm do final da faixa, conforme mostrado na imagem abaixo.
A ponta preta, como é conhecido este tecido, serve para que o atleta receba os seus graus, que são graduações intermediárias entre as trocas de cores das faixas.
Para praticantes até 15 anos, a IBJJF recomenda o sistema de graduação mensal, trimestral e quadrimestral, conforme já falado anteriormente, já nas acima dos 16 anos, são utilizadas recomendações diferentes conforme veremos a seguir.
Branca, Azul, Roxa, Marrom – São divididas em faixa lisa e mais 4 (quatro) graus.
Preta – É dividida em faixa lisa e mais 6 (seis) graus.
Vermelha e Preta – Representa o sétimo grau da faixa-preta
Vermelha e Branca – Representa o oitavo grau da faixa-preta
Vermelha – Representa o nono e o décimo graus da faixa-preta
OBS.: Até a faixa-marrom, a adoção do sistema de graus fica a critério de cada professor.
Da faixa-preta em diante é obrigatória a adoção do sistema de graus definido pela IBJJF.
A Faixa preta é dividida em faixa lisa e mais 6 graus;
A Faixa Vermelha e Preta representa o 7º grau da Faixa Preta;
A Faixa Vermelha e Branca representa o 8º grau da Faixa Preta;
A Faixa Vermelha representa o 9º e o 10º grau da Faixa Preta.
Observações
- A ficha de registro de um atleta graduado nas faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom deve ser assinada por um faixa-preta registrado na IBJJF.
- A graduação de uma atleta à faixa preta só poderá ser assinada por um professor faixa-preta no mínimo segundo grau diplomado pela IBJJF.
- Instrutores faixa-marrom só poderão graduar praticantes até a faixa-roxa e instrutores faixa-roxa só poderão graduar atletas até a faixa-azul.
Perguntas frequentes sobre faixas
Em quanto tempo eu chego a faixa preta?
O tempo que o atleta vai levar para ser graduado da faixa branca à faixa preta fica a critério de cada professor, devendo ser obrigatoriamente respeitado o período mínimo de permanência em cada cor de faixa.
Quanto tempo da preta para a coral?
Após receber a faixa preta, o atleta conseguirá chegar a faixa coral (vermelha e preta) após 31 anos de registrado com faixa preta.
Com quantos anos você pode pegar a faixa vermelha?
A idade mínima para conquistar a faixa vermelha é de 67 anos.
É preciso ter exames de faixa para subir de faixa?
O exame de faixa é muito particular de cada academia, a IBJJF não impõe qualquer avaliação técnica como impeditivo para graduação do atleta.
Gostou do Artigo? compartilhe ele em suas Redes Sociais entre seu amigos e vamos compartilhar conhecimento! 🙂
e meio confuso mais obrigado pela informaçao
Qual a idade miníma para um praticante de jiu-jitsu se tornar faixa preta?
Olá Beatriz como vai? você tem que ser maior de idade para conquistar a faixa preta porém não é apenas a idade, existe um período de treinamento de que leva anos para se chegar na Preta…
Ótima explicação. Bem detalhado. Oss!
Eu vi a luta de um estrangeiro contra um brasileiro na final do mundial de jiu-jitsu e o cara era faixa vermelha, mas devia ter no máximo uns 35 anos de idade. Por que no Brasil a idade mínima é de 67 anos?
Respondendo sua pergunta da luta usando a faixa vermelha é que no caso de faixas pretas é usado a faixa vermelha para o juiz e mesário poder marcar eentender na hora da pontuação,no caso no punho do juiz tem um bracelete e esse condiz a pontuação que o atleta que estiver de faixa vermelha e outro braço vai para o outro atleta.Nas faixas branca até a Marrom geralmente usa amarelo e verde para a mesma função.Resumindo e para o juiz poder marcar os pontos, vantagens e punições.
Gostaria de saber se o certificado quando se troca de faixa se aplica também às crianças ou nesse caso é facultativo, dependendo de cada academia, att Diuglas
Sou faixa preta diplomado pela Kimura RN desde agosto de 2015, regida por Jair Lourenço. Então, gostaria de saber se o grau na faixa preta é dado pelo meu professor ou e dado pela federação. Lembrando que não possuo registro da federação de jiujitisu
E obrigado a paga para trocar de faixa
Olá Luiz como vai? a maioria das escolas de artes marciais de BJJ cobram, mas tem outras que não cobram isso vai variar de equipe para equipe…